top of page
Fake-News-Millena-Dias.png

Fake News

Algumas pessoas atuam como fontes de Fake News. Se o conteúdo foi publicado por determinada pessoa (@), nem preciso conferir, já sei que é falso.

​

Você se identifica com esse comportamento ou conhece alguém assim?

Fake News é toda informação falsa.

​

Desde tempos imemoriais, circulam informações falsas sobre pessoas, estudos científicos, religião, e diversos temas. Não arrisco dizer quando tudo começou, mas todos podemos lembrar ditados populares de nossos familiares mais antigos que, ao crescermos, descobrimos serem enganosos. Um exemplo é o ditado de que tocar em uma borboleta e, em seguida, nos olhos, causaria cegueira. Se você ainda acredita firmemente nisso, preciso dizer que é uma das primeiras Fake News inventadas. O compartilhamento de informações falsas sempre existiu, mas a facilidade para manipular informações na internet tornou-se cada vez mais acessível, envolvendo links de sites, informações políticas, educativas e temas que impactam nosso dia a dia.

Você verifica a veracidade do conteúdo que compartilha ou acredita que, por não ter sido você quem escreveu, não tem culpa alguma?

​

Ao interagir na internet, ao comentar, compartilhar e curtir informações, automaticamente podemos influenciar pessoas em nosso círculo social virtual. O conteúdo compartilhado em seu perfil social também o torna responsável por esse pensamento. Mentiras divulgadas como verdades sempre possuem cunho duvidoso para chamar atenção, muitas vezes com manchetes exageradas e sensacionalistas, sem uma fonte confiável.

Em alguns sites de pesquisa, como Veja, Canal Tech, entre outros, é possível ver que o número de Fake News cresce significativamente em períodos eleitorais. Um exemplo claro é o atual governo, que investe fortemente em publicidade de Fake News, levando muitos seguidores a compartilharem conteúdo falso.

​

Recentemente, o Facebook e Instagram começaram a reconhecer Fake News e bloquear esse tipo de conteúdo. A página de políticos, como o Presidente Jair Bolsonaro, recebeu avisos de compartilhamento de conteúdo falso, ficando disponível para a visualização de todos os seguidores. Com a apuração das Fake News no governo, a CPMI constatou anúncios políticos falsos em 47 sites em 38 dias.

​

É crime compartilhar fake news?​

​

Depois de algumas pesquisas, vi que a Fake News em si não é crime. O crime está na injúria, calúnia, distorção de informações e difamação de caráter pessoal. Se fosse um crime em si, quantas pessoas você conhece estariam presas?

Houve um caso em Belo Horizonte, onde uma senhora filmou a si mesma e compartilhou no WhatsApp mensagens espalhando notícias falsas sobre caixões vazios enterrados para enganar a população em relação à Covid-19. A população local se revoltou, muitos quiseram abrir os caixões de seus familiares antes de enterrar. O alarde foi tão grande que a polícia civil buscou a origem do vídeo, e a responsável precisou gravar um vídeo pedindo desculpas a toda a população. Segundo a polícia, a responsável pelo vídeo pode ser condenada por denunciação caluniosa, difamação contra autoridade pública e propagação de tumulto e alarde.

Esses são apenas alguns exemplos de como uma informação falsa compartilhada em suas redes sociais pode tomar proporções dolorosas e ter consequências sérias.

​

Quer saber como combater a fake news? Confira!

  • Pesquise, o senso crítico é uma arma poderosa para combater a ignorância.

  • Não leia apenas o título da manchete.

  • Verifique o autor.

  • Veja se conhece o site, pesquise diretamente no Google.

  • Verifique a data de publicação.

  • Compartilhe com um amigo confiável e discuta sobre suas dúvidas em relação ao site e ao conteúdo, quem sabe ele o ajude a desvendar essa Fake News.

 

Você acredita que o erro está em quem escreveu a Fake News, em quem compartilhou ou em ambos?

whatsapp-logo-icone.png
bottom of page